HOME

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Culto Festivo do Grupo Renovo " 5 anos de Ricas Bênçãos "


" Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um RENOVO "
Isaías 11:1

A  1ª Igreja Batista de Bom Conselho, realizou neste domingo ( 17 ) o aniversário do seu grupo RENOVO, que é formado pelas Irmães da Igreja. 
O Renovo completou neste domingo o seu 5º ano de existência e louvores para honra e glória ao Senhor. 
 Estas mulheres nos transmitem atraves dos hinos cantados por elas, uma confirmação da existência do grandioso Deus. 

 Após louvores cantada pelo o Grupo Renovo, a mensagem foi esplanada pelo Irmão Carlos Borges.
 

 Mensagem: Algumas Qualidades de Joquebede - Êxodo 2:1-10
Ir Carlos Borges
Mensageiro: Ir. Prof. Carlos Borges 
Email: kkcbn@bol.com.br 



 A mensagem:

O Nome JOQUEBEDE significa: O SENHOR É GLÓRIA.

    O relato mostra a FÉ e a ESPERANÇA que tinha a mãe de Moisés por dias melhores. Vivendo um contexto de trabalho
escravo, onde o povo estava cada vez mais sendo subjugado pelo Faraó, o material necessário para facilitar o trabalho do povo tinha sido tirado, as parteiras eram orientadas a fazerem abortos clandestinos e por fim  um decreto cruel, cujo objetivo era acabar com o crescimento da população masculina do seu povo ( Êxodo 1:22   - Então ordenou Faraó a todo o seu povo, Dizendo: A todos os filhos que nascerem aos Hebreus lançareis no Nilo, mas a todas as filhas deixareis viver ). O que fazer? Trazendo para a nossa realidade o que faríamos? Colocaríamos o nosso filho num rio ou numa praia?

   A grosso modo, podemos dizer que o que JOQUEBEDE fez poderia ser visto como um grande ato de loucura, se olharmos pelo lado humano, por dois motivos:
     Primeiro:   Havia uma ordem expressa de Faraó determinando que todos os recém-nascidos homens hebreus deveriam ser mortos, e a ordem era dada para os egípcios e não para os hebreus.
     
    Segundo:  O perigo de ser DENUNCIADA por uma copatriota que perdera seu filho ou por um vizinho era grande, etc. 
     Entretanto, eu gostaria de analisar o que ela fez por outra perspectiva, procurando entender o que motivou a mãe de Moisés a finalmente entregar o filho ao “destino”, depois de ter escondido por 3 meses. 
     Quais as lições que podemos aprender daquilo que ela fez:
Primeira Lição: JOQUEBEDE MULHER CORAJOSA.

    A atitude de Joquebede demonstrou grande coragem. Ela arriscou a sua vida, eu não digo que ela arriscou a vida do filho, pois, ele já nasceu condenado, através do decreto do Faraó ( Êxodo 1:22   - Então ordenou Faraó a todo o seu povo, Dizendo: A todos os filhos que nascerem aos Hebreus lançareis no Nilo, mas a todas as filhas deixareis viver ). Salienta-se aqui, que devemos entender que a idéia de colocar os meninos no Rio Nilo, não é apenas uma idéia de um assassinato, não devemos imaginar o povo egípcio andando pelas ruas e pegando meninos pelas pernas e jogando no meio do Nilo. O Rio Nilo era uma divindade egípcia. Alguns teólogos afirmam que a idéia por detrás do que pede o Faraó é um ritual religioso de entrega dos filhos dos hebreus para um dos deuses do Egito.

    Todas as parteiras do Egito foram obrigadas por Faraó a matar todos os bebês do sexo masculino. Mas, dentre tantas parteiras, havia duas, SIFRÁ e PUÁ, que temiam mais ao Senhor do que a Faraó. Em seus corações era mais importante...”OBEDECER A DEUS DO QUE AOS HOMENS” ( atos 5:29).

    Assim como JOQUEBEDE, SIFRÁ e PUÁ amavam ao Deus todo poderoso e tinham em si os mesmos princípios, que ficariam com elas por todas suas vidas, a saber:

1.   Deus sempre estaria em Primeiro lugar em suas Vidas;

2.   Deveriam obedecer a Deus com alegria mesmo com o risco de perder as próprias vidas;

3.   Seriam sempre gratas por tudo que o Senhor já lhes havia dado;

4.   Reverenciaram sempre o Senhor, mesmo correndo riscos; 

5.   Obedeceriam sempre os mandamentos do Senhor.

Se em vez de SIFRÁ e PUÁ, fôssemos nós que iríamos fazer o parto de Joquebede, que decisão nós tomaríamos? 
Será que teríamos a coragem de morrer por amor a Deus ou por obedecer a sua palavra? 
A mulher ou homem segundo o coração de Deus tem que ter sempre em seu coração o versículo que encontramos em Atos 5:29: “MAIS IMPORTA OBEDECER A DEUS DO QUE AOS HOMENS”.
     Deus em sua maravilhosa providência orientou as mãos das parteiras hebreias a fim de que o menino fosse poupado. Cada acontecimento na vida de Joquebede estava dentro do plano de Deus.

Segunda Lição: JOQUEBEDE É UMA MULHER DE FÉ!

      Há uma segurança extraordinária, uma confiança singular. Parece até que Joquebede conhecia, mesmo aquelas palavras de Abraão em Genesis .22:8:  ”DEUS PROVERÁ...”. 
Em quem confiou Joquebede?

Leiamos  
HEBREUS 1:23    Pela Fé, Moisés, apenas nascido, foi ocultado por seus pais, durante três meses, porque viram que a criança era formosa; também não ficaram amedrontados pelo decreto de Rei. 
    Em quem Confiou?
   
   - Em quem podia dirigir bem a vida, a criança, o rio, o cesto, o futuro, o coração da filha de Faraó... É certo que Joquebede conhecia DEUS em que ela seriamente confiava e servia. Essa confiança pode ser aplicada à família, no servir à igreja e no trabalho, no decorrer de cada dificuldade ou ansiedade sabendo que DEUS PROVERÁ.
   São poucas as mulheres colocadas na galeria de heroínas da fé e ,SARA, RAABE E JOQUEBEDE, fazem parte dela. 

       Sendo muitas vezes inseguros, limitados é que temos:
      -Pela fé colocar no altar do senhor todos os problemas que nos rodeiam; 
    -Pela fé termos que crer que o Senhor está no controle de tudo; ... ( O senhor é o meu pastor nada me faltará ). O Senhor CUIDA de mim, cuida de nós.
      -Pela fé devemos confiar no Senhor como diz o Salmo 56:3: " Em me vindo o temor, Hei de confiar em Ti ".

      -Pela fé devemos fazer como Joquebede que, literalmente, fez como nos diz em ECLESIASTES 11,1 diz:  " Lança o Tru pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. 

Terceira Lição: MULHER HUMILDE – ABNEGADA

        Apresenta-se como simples serva, devendo obrigações à princesa. Poderia ter tentado fugir com a criança, mas ela busca incansavelmente embutir no coração do menino duas coisas:

  • Os ensinamentos referentes ao Deus dos Céus e da terra; 

  • O pleno sentimento patriótico.
      Joquebede sabia que teria que devolvê-lo à princesa, no entanto, ela buscou orientá-lo no conhecimento da palavra do Senhor. 
      Provérbios . 22;6 diz:  “ Ensina a criança no caminho em que deve andar, e. ainda quando for velho não se desviará Dele ".  Ela fez uso de maneira inteligente do tempo que teve para ensinar ao menino todos os atributos para desenvolver nele um UM ESPÍRITO DE LIDERANÇA, mas que estaria sempre dependente do nosso DEUS E PAI!
Observemos a cumplicidade da família de Joquebede, a sua inteligência e a percepção em calefetar a vida do filho com a Palavra e com a unção do Espírito Santo para enfrentar o Egito (mundo- pecado).

Quarta Lição: MULHER TEMENTE A DEUS.

        O comportamento de Moisés no futuro mostra a educação recebida da mãe.  Em Provérbios. 29:15 nos diz que: " A Vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe ".  Moisés foi sempre atento, humilde e solícito da presença do Senhor Todo poderoso.

       Joquebede, com certeza, foi uma mãe que se importou com a vida espiritual de seu filho. Foi ela que incutiu no coração de Moisés o amor pelo seu povo e principalmente, o amor e obediência a Deus. Podemos imaginar ela ninando seu filho com cantigas que falavam do amor de Deus por ele; podemos imaginar ela falando do senhor, Criador dos Céus e da Terra.

      Joquebede buscava ter um relacionamento íntimo com DEUS, e o seu temor seria a sua segurança, seu sucesso e felicidade. Observemos o que diz a palavra do Senhor em Provérbios. 14:26-27:  " No temor do Senhor, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os filhos. O temor do Senhor é fonte de vida para evitar os laços da morte ".

Quinta Lição:  JOQUEBEDE ORAVA

         JOQUEBEDE nos ensina que os pais não devem abrir mão da salvação dos seus filhos. Ore por eles. Clame aos céus. Não abra mão de Deus realizar milagres na vida de seus filhos. A situação pode parecer impossível (para nós), mas Deus, o nosso Deus é o Deus do impossível e, poderoso para tudo fazer.

      Abraão Lincol, grande estadista americano, afirmava que: "As mãos que embalam um berço governam o mundo” .
      JOQUEBEDE foi uma mulher que tinha: CORAGEM, FÉ, HUMILDADE, INTELIGÊNCIA, TEMOR A DEUS e A PRÁTICA DA ORAÇÃO... 

Finalizando lembremo-nos o que nos diz as Escrituras:      ”MULHER VIRTUOSA QUEM A ACHARÁ? O SEU VALOR MUITO EXCEDE O DE FINAS JÓIAS”.  
Provérbios. 31:10
            Mulher que tem tempo para Deus, para o marido, para os filhos, para os necessitados, para si mesma. Sua vida é vivida no centro da vontade de Deus. Por isso, Deus a chamará de preciosa. Seus filhos a chamará de ditosa, feliz. Seu marido diz que ela é a melhor mulher do mundo. Suas obras a louvam de público.
Querida irmã, você gostaria de imitar essa mulher como mulher, serva de Deus, esposa e mãe?

É um privilégio e uma alegria quando podemos ser instrumentos do Senhor para levar nossos filhos ao conhecimento e a fé em Jesus Cristo, ensiná-los a orar diariamente e buscar direção para suas vidas na Palavra de Deus. Deus preserve a vida de nossos filhos para sua honra e glória.

                                                                                                                                             AMÉM!


Nenhum comentário:

Postar um comentário